Assista Lói Cúrcio no Youtube
Saúde Pet

Gravidez Psicológica em Cadelas (Cachorras) – Pseudociese

12 jul 2014

Oi, Gente, tudo bem?

Imagem do Google

Imagem do Google

Devido alguns pedidos que recebi via email, vim aqui com esse post bater um papo com vocês sobre gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese. Ela é bastante comum em cadelas não castradas, especialmente naquelas que nunca acasalaram, ou seja, cruzaram. Mas também pode ocorrer naquela que já acasalou, já cruzou, ainda que uma vez única vez na vida. Ela ocorre em função das alterações hormonais no corpo da cadela. É como que um “desacerto” no organismo das fêmeas, que levam a mudanças físicas e psicológicas, afetando-as, por conta do organismo produzir progesterona para ser “mãe”, e como não ocorre a fecundação com o macho no cruzamento (acasalamento), não é descartado o mesmo e sim mantido, produzindo assim a prolactina, que aparenta que a mesma esteja prenha, quanto na verdade não está. Entendeu?!

Os sintomas são vários, dentre eles: Falta de apetite, inchaço nas mamas. produção de leite e mudança no comportamento (podendo ficar agressivas, mansas, dóceis, carentes e até mesmo mostrar possesividade com objetos, etc). Nesse caso o ideal mesmo é interromper a “gravidez” da cadelinha, porque mesmo sem trazer risco a saúde dela, toda essa situação é desconfortável,  como por exemplo, as mamas ficam doloridas, por conta do leite e falta de filhotes para amamentarem. Por isso a dica que dou é a mesma da Veterinária dos meus dogs, que é fazer compressas para aliviar o desconforto. Quanto a dar um fim nessa “gestação”, sugiro que converse com seu Veterinário, pois existem remédios para isso e ele é a melhor pessoa para medicar seu animal.

Minha dica final é, castre seu animal, seja cadela ou macho! Castrar é vida e o melhor e maior ato de amor que você pode ter para com o seu animal. Especialmente se você não deseja que ela venha a procriar!

Há algum tempo atrás, gravei esse vídeo sobre o assunto, vale a pena conferir!

Cliquem aqui para se inscreverem no Canal!

Beijos e lambeijos, Lói Cúrcio
Post Anterior
Vlog: Consulta da minha Cadelinha Shih Tzu Melly e [...]
Próximo Post
Massagem Para Cães, Cachorros, Animais: Aprenda a Massagear Seu [...]
Este blog ama comentários! Escreva o seu. =D

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
2 comentários
  1. Tiago  21/11/2015 - 21h:48

    O que posso relatar de pessoal é minha concordância com a castração. Vejo muito, principalmente com gatos, vizinhos e conhecidos deixando que eles vivam e gerem filhotes de qualquer jeito pra depois matá-los de forma cruel, jogando em rio ou mesmo no lixo. Acho absurdo esse comportamento que se resolveria tenho um pouco de cuidado com o animal de estimação. Eu tive gata castrada e é muito bom, evita problemas, sem falar que ela fica mais caseira e carinhosa 9só tomar cuidado pra não ficar gorda demais rs)

    • Resposta da Lói Cúrcio  24/11/2015 - 02h:02

      O ser humano é podre! Somos a pior raça da terra. =/
      As minhas não engordaram, ficaram lindas e mais saudáveis.

Dica da Lói
  • Deixe o bigode do seu cachorro branco já! SÓ DICAS TOP!
    Pelos encardidos com aparência de sujos? Calma que tem solução! Listei 8 dicas imperdíveis para o seu dog ter pelos claros e limpos!
    Quer saber mais? Clique aqui ou veja lá no meu instagram @loicurcio!
Mensagem da Semana
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo.
O que você acha do LC?
Amo o seu blog, já aproveitei muitas dicas que me ajudaram com minha filhotinha, ela…
Tenha o cachorro dos seus sonhos
Para aprender,
se inspirar,
se amar
e ser feliz!