Assista Lói Cúrcio no Youtube
Saúde Pet

Gestação Canina | Cuidados com a Cadela Gestante e Seu Temperamento

30 maio 2014

Oi Gente, tudo bem com vocês?

gestacao-canina-cuidados-com-a-cadela-gestante-e-seu-temperamento

Imagem do Google

Conversamos há pouco tempo através do vídeo que liberei no Canal e aqui, nosso primeiro bate papo inclusive sobre o mundo Pet. Para quem não viu, o vídeo é esse abaixo:

E hoje vim aqui esclarecer um pouco mais o assunto, pois recebi algumas dúvidas logo após o vídeo ter ido ao ar. Primeiramente, a gestação na cadela dura cerca de 54 a 65 dias, varia. E os motivos são vários, como o número e o tamanho dos filhotes. Por isso a importância da ultra-sonografia entre os 40 e os 45 dias de gestação, porque não só serão identificados o número aproximado dos filhotes, mas se há alguma anomalia entre eles e a posição dos mesmos no útero. Ah! Vou liberar em breve no canal e aqui o vídeo da ultrassom da Melly, fiquem ligados!

Os cuidados com a cadela gestante são: Dar para ela ração de filhotes, pois pelo seu alto poder de proteínas e de cálcio, evitará drasticamente uma eclampsia, que nada mais é do que uma alteração semelhante a uma convulsão que a futura mamãe pode apresentar antes e/ou depois do parto. É recomendável também que a cadela faça atividades físicas, por menores que sejam, e inclusive após o parto, evitando assim a obesidade. Ah! Evitem deixar a gestante estressada, senão os filhotes podem vim a nascerem prematuramente.

Sobre o temperamento da gestante, ele se modifica sim, a mesma se torna mais dócil, mansa, lenta (mais preguiçosa) e um pouco ansiosa e inquieta em alguns momentos. Seu apetite também é modificado, ele aumenta, por conta dos nutrientes que seu organismo necessita para desenvolver os filhotes.

Quanto a alimentação, é como eu disse no vídeo, se ela não aceitar bem a ração, busque alternativas, como trocar a ração, dar verduras, frutas, frango, salmão ou até mesmo fígado. Lembrando que, nada de frituras e gorduras, viu?! Tudo cozido ou grelhado. Mas, a primeira opção deverá ser todos os dias a ração e a água, ok?! A Veterinária da Melly passou para ela vitamina e cálcio pelo fato dela não está aceitando bem a ração. Fica a dica para vocês solicitarem o Veterinário da sua cadelinha.

Sobre o parto as dicas que dou são: Prepare a caixa ou caminha onde ela irá parir, absorventes com adesivos ou jornais para forrarem o local; forrem um outro local para deixarem os filhotes que forem nascendo, quando a cadela entrar em trabalho de parto (só nesse momento, depois coloquem eles perto dela novamente); papel e caneta para anotarem o horário e as cores dos que forem nascendo e sexo, assim não se confundirão ao saberem a ordem do nascimento e nomes dados; se estiver frio o ambiente coloquem abajur com lâmpada de 100w próxima a caminha dos filhotes, já se estiver calor coloque o ventilador próximo a mãe e por fim não esqueçam as luvas, fio dental e tesoura esterilizada, para cortarem o cordão umbilical, caso seja necessário e o saco da placenta caso ele não se rompa ao sair junto com o filhote ou a cadela não rasgue o mesmo. Importante, o número de placentas devem ser iguais ao dos filhotes, senão houve retenção e será necessário tratar para evitar infecção no útero dela.

Dica: A hora está chegando quando a gestante começa a cavar todo lugar, tipo, fazendo ninhos, quando o colostro começa surgir nas mamas, e quando a temperatura aumenta e vagina também. Sugiro que avisem o Veterinário assim que observarem essas mudanças, afinal, vai que precisamos dele nesse momento, né?! Então, deixe ele atualizado e nada de pânico. Lembre-se que a cadela precisa se sentir segura e confortável.

Com a chegada dos filhotes, ajude a mãe a limpar eles com uma toalha ou flanela bem macia, ou até mesmo uma compressa, digo, o pano, isso ajudará não só na higienização como a ativar a respiração deles. Caso os filhotes não chorem, ou algum deles, pegue-o de cabeça para baixo, segurando de forma segura e firme a cabeça e pescoço, balançando-o levemente, pois a força centrifuga levará o mesmo a chorar, onde ele começará a respirar por conta do muco da garganta e narinas terem sidos eliminados. Não deixem de observarem os filhotes em todo tempo nos primeiros dias de vida quanto a amamentação,  alguns pegam e soltam facilmente e nós precisamos ajudar eles. Vocês notaram que a mãe chama nossa atenção e pede nossa ajuda em vários casos, por diversas vezes. Por esse motivo precisam estarem atentos. E lembrem-se, a mãe deve está sempre próxima aos filhotes, e só pode separar eles dela com no mínimo 45 dias, ou seja, um mês e meio.

Espero ter ajudado e tirado as dúvidas de vocês com esse post. Assim que os filhotes nascerem pretendo trazer diversas dicas para vocês. Aguardem!

Beijos e lambeijos, Lói Cúrcio
Post Anterior
Coprofagia: O Que é? Como Tratar? Minha Experiência com [...]
Próximo Post
Vlog | Ultra-sonografia da Melly | Ultrassom Cadela Gestante [...]
Este blog ama comentários! Escreva o seu. =D

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Fernanda  30/05/2014 - 23h:05

    Amei o post Loi!!! Bem completinho e complementou muito o video =D
    Beijos e um ótimo parto para Melly!!! =D

    • Resposta da Lói Cúrcio  19/06/2014 - 21h:32

      Oi Fer, tudo bem? Que bom! Fico feliz em ter ajudado. Obrigada! Bjus e faz carinhos de longe na Liebe por mim, viu?!

  2. Anny  02/06/2014 - 21h:20

    Oi Loi tudo bem? olha eu aqui de novo, vim deixar uma dica pra você , Sabe quando A casa fica com um mal cheiro que nenhum desinfetante consegue tirar? Então, você usa : água sanitária, bicarbonato de sódio ,vinagre , e álcool vai ser bom principalmente Pra mely e o filhinhos dela, a casa vai está sem bactéria pronta pra receber essas fofuras. Bjs

    • Resposta da Lói Cúrcio  19/06/2014 - 21h:35

      Oi Anny, tudo bem? Comigo tudo em paz, apesar da correria. Sobre sua dica eu agradeço muito e amei, mas aqui já usamos algo parecido, nunca usamos nada de desinfetante no chão para não dar alergias a elas e tal, fiquei até de compartilhar no Canal como eu preparo. Daí você verá! Mas vou ver se tento do seu jeito, se bem que esse nosso super funciona, ninguém diz que aqui em casa tem cachorro acredita?! Muito amor! Bjus e volte sempre Flor.

Dica da Lói
  • Deixe o bigode do seu cachorro branco já! SÓ DICAS TOP!
    Pelos encardidos com aparência de sujos? Calma que tem solução! Listei 8 dicas imperdíveis para o seu dog ter pelos claros e limpos!
    Quer saber mais? Clique aqui ou veja lá no meu instagram @loicurcio!
Mensagem da Semana

A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo para frente, alguma coisa fica para trás.

O que você acha do LC?
Amo o seu blog, já aproveitei muitas dicas que me ajudaram com minha filhotinha, ela…
Tenha o cachorro dos seus sonhos
Para aprender,
se inspirar,
se amar
e ser feliz!