Assista Lói Cúrcio no Youtube
Higiene Pet

8 Dicas Imperdivéis Para Deixar O Bigode e Pelo do Cachorro Branquinho e Limpo

30 mar 2017

Quem tem seu bichinho de estimação ama ver sua pelagem branca e limpa, né? Só que às vezes o pelo acaba encardindo e ficando com aquelas manchas amareladas, amarronzadas e pior, com aparência de sujeira.

Antes de continuar preciso alertar vocês de que somente um banho não é suficiente para resolver esse problema, ou seja, deixar a pelagem branca e aparentemente limpa.

Infelizmente algumas raças de cães por já terem essa predominância de cor de pelo branca por todo corpo ou parte, acaba sofrendo mais com o surgimento dessas manchas. São elas: Maltês, Bichon Frise, Dogo Argentino, Samoieda, Bulldog Americano, West Highland White Terrier, Pastor Branco Suíço, Akbash, Lhasa Apso, Shih Tzu, dentre outros.

Alguns fatores também influenciam no escurecimento do pelo, como: A exposição ao sol, contato com o xixi, alimentação inadequada, bebedouro irregular, pelagem molhada por conta de ambientes externos e internos, alimentos úmidos, falta de limpeza diária com a carinha do cachorro, ausência de banhos semanais, descuido em manter os pelos da juba presos, etc.

Mas hoje vim revelar para vocês meus segredos de mãe canina/pet, aqueles que tanto me perguntam em todas as redes sociais, que é sobre os pelos brancos das minhas Meninas e o famoso bigode claro. São 8 dicas imperdíveis de como eu faço para minhas Shih Tzu terem bigode e pelos branquinhos e limpos!

1.Alimentação certa é essencial

Alimentação balanceada e saudável com os nutrientes necessários ​para o desenvolvimento e saúde do cão ​sem aditivos​ desnecessários (como petiscos)​. Lembre-se, o menos é sempre mais. Confira tudo sobre ALIMENTAÇÃO aqui!

​2. Bebedouro apropriado e um pano limpo faz toda a diferença

​Bebedouro​ adequado para o cachorro não molhar e assim evitar lambança e sujidade (seque seu dog sempre que ele se molhar tomando água com um paninho macio qualquer e coloque um pano embaixo do bebedouro, assim as goteiras cairá no pano e não no chão para molhar seu cãozinho e ele se lambuzar). Ah! Use o paninho para limpar seu pet após as refeições caso sinta necessidade. Mais detalhes sobre o BEBEDOURO que minhas Shih Tzu usam aqui!

​3. Invista em ração seca e tenha cuidado com a úmida

Dê preferência sempre a ração seca, mas se der a úmida, não se preocupe, apenas facilite para ele comer e não se melecar sozinho. Por exemplo, ao invés de colocar o alimento úmido no potinho dele para ele comer, pense na ideia de você cortar os pedacinhos e colocar no pratinho para ele comer um por vez e não tudo de uma única vez. Se preferir você também pode dar um a um na boca dele, assim já evita dele passar a orelha, enfim, os pelos na comidinha e se sujar todo. Conheça os tipos e difrenças de RAÇÕES para cães aqui!

4. Torne um hábito higienizar a carinha

Higienize diariamente a região do rostinho do seu cachorrinho, removendo assim toda e qualquer secreção ou acúmulo de sujeira. Veja aqui COMO LIMPAR A CARA do dog!

5. Pelos na cabeça é para ficarem presos e não soltos

Mantenha os pelos da juba sempre presos, porém confortáveis.​ A pelagem do corpo precisa ser escovada diariamente também. Afinal, animal nenhum gosta de pelos caindo nos olhos e cheios de nós. Evite sujeira desnecessária e dores de cabeça futuras. Confira aqui o passo a passo de COMO PRENDER OS PELINHOS da cabeça do seu cão.

6. Banho tem que quinzenalmente ou semanalmente e não uma vez ao mês

Higienize quinzenalmente ou semanalmente seu melhor amigo de quatro patas com um banho adequado. Nada de praticidade aqui, o negócio é dar um banho bem dado com tudo que ele tem direito. Entretanto se for o caso, dê um banho por semana. Mas no máximo tem que dar um banho a cada 15/20 dias. Jamais ultrapasse esse período se você quer ver seu animalzinho limpo e branquinho. Mais detalhes sobre BANHO PET aqui!

7. Utilize pré shampoo para potencializar a limpeza

Use e abuse de shampoo ​limpeza profunda e ​branqueador​/clareador nos banhos. Parece nada, mas te garanto que vai surtir efeito e bons bons. Medicamentos como Angel Eyes e tonalizantes para pelos só em último caso. Conheça aqui os PRODUTOS E MARCAS PET FAVORITAS!

8. Descubra as maravilhas do talco, lenço umedecido e banho a seco

Para manter a pelagem limpa e branca até o próximo banho, use talco, lenço umedecido ou banho a seco próprio pet sempre que for necessário, assim a sujeira e a umidade do pelo serão absorvidas por um desses produtos e removidas do seu cãozinho. Veja aqui COMO USAR LENÇO UMEDECIDO em cachorro e aqui COMO USAR BANHO E SECO!

Então essas são dicas simples, que trago para ajudar e motivar você leitor(a) a cuidar do seu bichinho de estimação. Espero de coração que vocês apliquem essas dicas na vida do cachorrinho de vocês não só para mantê-los com a aparência bonita, mais saudável, mas também, e acima de tudo feliz.

Lembre-se: Amar é cuidar. É simples. Não há amor que seja baseado em descuido. De fato, não há nada que caracterize mais o amor de um dono pet que o de cuidar de seu cachorro, gato, animalzinho. Fazer isso significa atentar para os pequenos detalhes, valorizar e respeitar quem temos ao nosso lado e fazê-lo se sentir especial, cuidado e amado.

E aí, gostaram das dicas? Tem alguma para compartilharem? Comentem aí!

Beijos e lambeijos, Lói Cúrcio
Post Anterior
Sabonete Líquido Íntimo Diário Dermacyd Neutralize 24h
Próximo Post
Removedor de Maquiagem Take The Day Off da Clinique [...]
Este blog ama comentários! Escreva o seu. =D

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Thaiany  31/03/2017 - 00h:21

    Arrasou nas dicas! Sou estudante de medicina veterinária e você falou melhor do que meus professores. Parabéns! É uma veterinária nata.

    • Resposta da Lói Cúrcio  22/04/2017 - 06h:25

      Muito obrigada, Thaiany. Mas a verdade é que a experiência conta mais que um diploma. Teoria é essencial, mas experiência de vida é única. Veterinários bons são poucos, tem uns que nem merecem ser chamados de veterinário amiga. Espero que você faça a diferença.

  2. Renata  02/05/2017 - 02h:11

    Boa Noite! Gostaria de indicação de uma máquina para toda. Obrigada

    • Resposta da Lói Cúrcio  02/05/2017 - 04h:26

      Boa Renata! Flor, aí só no curso, eu não ensino tosar, mas fiz curso teórico e prático e contei tudo nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TigE5cZ3UK4
      Tosar não é tão fácil nem simples como parece, exige aprendizado, conhecimentos e acima de tudo, segurança e sabedoria para tosar os animais.
      Bjussss

Dica da Lói
  • Deixe o bigode do seu cachorro branco já! SÓ DICAS TOP!
    Pelos encardidos com aparência de sujos? Calma que tem solução! Listei 8 dicas imperdíveis para o seu dog ter pelos claros e limpos!
    Quer saber mais? Clique aqui ou veja lá no meu instagram @loicurcio!
Mensagem da Semana

Quando as coisas não fizerem mais sentido e nada mais prender você, não tenha medo de trocar o roteiro. Você só descobre novos caminhos quando muda a direção.

O que você acha do LC?
Amo o seu blog, já aproveitei muitas dicas que me ajudaram com minha filhotinha, ela…
Tenha o cachorro dos seus sonhos
Para aprender,
se inspirar,
se amar
e ser feliz!